"Leitura e Literatura na Escola": 20 anos de atuação

O Grupo de Pesquisa "Leitura e Literatura na Escola" completou 20 anos de atuação em 2011. Para comemorar esta data, entre 19 e 21 de setembro realizou-se o I CONGRESSO INTERNACIONAL DO GRUPO DE PESQUISA "LEITURA E LITERATURA NA ESCOLA": JUVENTUDE E LETRAMENTO LITERÁRIO, na UNESP-Assis.

Em breve, neste blog, publicaremos outros eventos dos quais o GP participará.

sábado, 6 de agosto de 2016




INSCRIÇÕES PRORROGADAS ATÉ 15/08


16- PRODUÇÃO LITERÁRIA CONTEMPORÂNEA: INFÂNCIA, JUVENTUDE E LIVROS.
Eliane Aparecida Galvão Ribeiro Ferreira-UNESP – FCL Assis/SP - eliane@assis.unesp.br
Thiago Alves Valente - UENP – Campus de Cornélio Procópio/PR – kantav2005@gmail.com 


A literatura infantil e juvenil conta com significativa presença no campo editorial, proveniente não só de suas expressivas cifras, mas também da qualidade de obras que, nos últimos anos, têm demonstrado a força dos mais diversos gêneros literários no contexto da recepção de crianças e jovens. Este simpósio tem por objetivo proporcionar aos seus participantes um espaço de reflexão crítica sobre a produção infantil e juvenil mais recente, seja por meio da análise de obras literárias, seja por meio de problematizações teóricas sobre a produção pós anos 2000. O recorte temporal justifica-se como aspecto metodológico, tendo em vista mobilizar os pesquisadores do campo dos Estudos Literários, bem como aqueles dedicados a outras áreas do saber – Sociologia, Psicologia, Educação, entre outros – a discutirem a contemporaneidade, trazendo à tona questionamentos sobre o texto literário (verbal e imagético) enquanto objeto cultural, estético, político, ideológico, em suma, como produto passível de focalizações convergentes e divergentes, as quais, no conjunto, propiciam melhor compreensão docorpus em análise, bem como de algum aspecto do sistema literário brasileiro. Também, tornam-se pertinentes estudos comparativos entre obras literárias infantis e juvenis temporalmente distintos; propostas de análise de obras literárias historicamente pouco divulgadas no campo literário; abordagens críticas com foco na materialidade, nas imagens e/ou nos paratextos de publicações; estudos panorâmicos ou monográficos da produção de autores brasileiros e estrangeiros para crianças e jovens; revisão bibliográfica ou busca do “estado da arte” dos estudos críticos mais recentes direcionados ao corpus em questão; discussões teóricas ou reflexões críticas articulando autores, obras e público no contexto brasileiro. Temas decorrentes deste foco são o mercado de bens simbólicos, o fazer da crítica literária contemporânea, os axiomas correntes, a própria metodologia como objeto de debate frente às novas demandas das obras mais recentes. Por fim, espera-se que as discussões deem fôlego a perspectivas de estudos pautados pela percepção do objeto literário como produto cultural que assim se constitui pelos diferentes aspectos sociais, educacionais, econômicos, históricos que compõem práticas de leitura não só dos leitores crianças e jovens, mas também da crítica literária que, a seu tempo, tem o desafio de tentar um distanciamento cauteloso para que possa tentar apreender da melhor forma possível a “literatura” de hoje


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